Esta é Darwin: a tipo 1 da classe Rep Rap
As máquinas de prototipagem rápida já se tornaram um ramo de negócios estabelecido e, ainda que a tecnologia desses equipamentos esteja evoluindo a cada dia, eles estão disponíveis para serem comprados por qualquer um que tenha os recursos necessários.
Hardware "open-source"
Como esses recursos não são pequenos, alguns grupos de pesquisas ao redor do mundo estão trabalhando em modelos "open-source" dessas máquinas capazes de "imprimir" objetos 3D.
Máquina replicante
Estruturalmente e mecanicamente é totalmente replicando suas partes componentes
Já o objetivo do projeto RepRap vai além. Como seu próprio nome indica - RepRap é uma sigla para prototipagem rápida replicadora - a idéia é construir uma máquina que consiga não apenas fabricar qualquer objeto tridimensional, mas também fabricar todas as peças necessárias para a construção de outra máquina igual a ela própria, e assim sucessivamente, ao infinito.
E é justamente isso que os seus idealizadores estão comemorando nesta semana. O feito foi alcançado pelo entusiasta do projeto Vik Olliver, na Nova Zelândia, que conseguiu fabricar todas as peças necessárias para montar uma nova RepRap utilizando única e exclusivamente a sua própria RepRap - exceto, claro, a parte eletrônica de conexão ao computador.
Impressora 3D por R$900,00
Esta máquina capaz de se duplicar foi originalmente concebida pelo professor Adrian Bowyer, da Universidade de Bath, na Inglaterra, que continua supervisionando o progresso da RepRap.
Os planos completos para quem desejar construir sua própria impressora 3D RepRap estão disponíveis no site (veja link abaixo) do projeto, sem qualquer custo.
Segundo seus idealizadores, a construção completa de uma RepRap custa ao redor de R$900,00, incluindo a parte eletrônica, que não pode ser duplicada pela impressora 3D.
fonte: Inovação Tecnológica
Nenhum comentário:
Postar um comentário